sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Homilia Diária

Adoramos a Deus na pessoa de Jesus
Hoje nós celebramos a festa da Dedicação da Basílica do Latrão. Refletimos sobre o evangelho de João 2,13-22, cujo tema é a adoração a Deus em espírito e verdade.
Os cristãos sabem que o lugar novo para adorar a Deus é o corpo de Cristo ressuscitado. Jesus já falava sobre isso nas discussões com alguns judeus de sua época que se sentiram ofendidos por ele ter expulsado do templo os vendilhões de animais e os cambistas.
Eles pedem um sinal que explicasse uma atitude tão violenta. E Jesus responde com um sinal profético: “Destruí este templo e eu o reconstruirei em três dias!”. Mas ele falava do templo do seu corpo, assim recordarão os discípulos depois da ressurreição.
Na conversa com a samaritana está presente o mesmo conceito. À pergunta onde se deve adorar a Deus, se sobre o monte Garizim ou em Jerusalém, Jesus, sabendo que a salvação virá dos judeus, coloca-se sobre todas as questões.
O lugar no qual o homem e a mulher podem entrar em contato com Deus não é em Jerusalém nem no monte Garizim, mas na pessoa de Jesus.
“Chegou o momento, e é agora, no qual os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade”.
Deus é espírito e vida, como é amor e luz. Os seus adoradores não se prostram com sacrifícios e holocaustos, mas se elevam a ele em espírito, como filhos amados que sabem amar. No Espírito, que é a vida de todos, temos a comunhão com o Pai e os irmãos.
A festa de hoje é uma festa do filho de Deus que se fez homem, que armou sua tenda, o seu corpo, entre nós.
As igrejas de pedra são um sinal dessa presença: é ele que nos fala, é ele quem se dá a si mesmo em alimento, é ele quem preside a comunidade reunida em oração.
Na festa da dedicação da Basílica do Latrão, toda comunidade local, além de exprimir a própria comunhão com a Santa Sé, lembra e celebra também a dedicação da própria comunidade local, pequena ou grande.
Jesus ensina que o templo de Deus é, antes de tudo, o coração do homem e da mulher que acolhe a Palavra. E sempre que esta palavra for acolhida Jesus promete: “nós viremos e faremos morada nele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário