quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Homilia Diária

A apresentação de Nossa Senhora ao templo

Hoje, nós celebramos a Apresentação de Nossa Senhora. Nesta celebração, refletimos sobre o evangelho de Mateus 12,46-50, no qual nós descobrimos quem verdadeiramente é a mãe de Jesus.
Vários elementos levaram à instituição da festa de hoje, da Virgem. O Protoevangelho de Tiago, um escrito apócrifo, não reconhecido como texto inspirado e por isso não elencado entre os livros da Bíblia Sagrada, narra o nascimento de Maria de Joaquim e Ana, em Jerusalém, em uma casa não distante do templo.
Para além da verdade histórica dessa informação está subentendida uma linda consideração teológica: Maria é a filha de Sião associada ao templo.
Outros apócrifos nos oferecem quadros de uma vida doméstica da mãe de Jesus, toda focada no cumprimento da promessa feita ao anjo de ser a serva do Senhor.
Alguns autores sagrados procuraram apresentar a Virgem Maria como modelo de vida consagrada.
A apresentação ao templo, este mistério alegre que hoje recordamos, é uma verdadeira e própria consagração ao Senhor. Maria é oferecida a Deus e Deus a devolve como mãe de todos os crentes.
O evangelho de hoje, exaltando Maria como mulher da escuta, como aquela que por toda a vida se dedicou a cumprir somente a vontade de Deus, desde quando disse ao anjo: “eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”, faz um convite a todos os cristãos a tornar a nossa vida humilde e dócil à escuta e à prática da própria palavra de Deus.
É isso que nos permitirá realizar em nós uma íntima comunhão com Jesus semelhante àquela que Maria viveu dando à luz o Salvador do mundo.
“Quem realiza a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Maria, o templo de Deus, acolhe o Verbo que se faz carne, e nós encarnamos a Palavra de Deus na nossa vida.
Que o exemplo de Maria de dedicação ao Senhor nos ajude a ser cristãos mais autênticos, voltados para cumprir com a Palavra de Deus, e sempre dispostos a viver uma vida consagrada à glória de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário