quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Homilia Diária

O poder de Deus é incomparável
O evangelho de hoje, de Lucas 13,31-35, está situado na última subida de Jesus a Jerusalém.
Ele sabe que vai morrer ali de maneira horrível. Mesmo sabendo disso segue o seu caminho decidido e declara que deve seguir adiante hoje, amanhã e depois porque não é permitido a um profeta morrer fora de Jerusalém, pois é ali que glorificará a seu pai e nos mostrará o quanto nos ama.
Diante dessa decisão, não importam os poderes políticos – Herodes que o ameaça de morte – nem sociais – alguns fariseus que pedem que ele saia dos seus domínios.
Durante a perseguição religiosa na Espanha, em 1939, alguns soldados que atacaram um mosteiro de irmãs carmelitas, ouviram a madre superiora dizendo às suas irmãs: “Estes senhores nos levarão aos céus porque nos tornarão mártires, como os primeiros cristãos”. Em seguida cada uma delas abraçava a outra dando-se a paz.
Esta é a prova de que Jesus continua ainda hoje sua caminhada para Jerusalém de maneira decidida e até apressada.
Ele não tem medo, mas pressa. Sabe que a vontade de Deus é, no fim das contas, o que realmente conta nesta vida. Ele também sabe que muitos cristãos, ao longo da história, saberão renunciar a muitas coisas, inclusive à própria vida, para cumprir fielmente com a vontade de Deus.
Jesus está louco por ele é o amor. O seu amor leva uma dose de loucura e de incompreensão.
Loucura porque o que ele faz não tem sentido a partir da nossa visão humana. Ele parece ir contra o que é natural e o que é razoável.
Incompreensão porque não somente o fim de sua vida terá uma cor que as pessoas não compreenderão, mas provocará surpresa porque terá como finalidade eliminar todas as coisas que amarram a vida do ser humano.
Que hoje e sempre nós sejamos cada vez mais fiéis a Cristo e não tenhamos medo de dar a nossa vida para resgatar a muitos que deixaram as fileiras da Igreja.
Com a nossa vida, mostraremos que os poderes deste mundo não são nada se comparados com o poder de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário