quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Homilia Diária

A salvação é para todos
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 13, 22-30. O evangelista nos coloca diante da seguinte pergunta: “são poucos os que se salvam?”.
A vida de cada pessoa e o percurso de volta para Deus de toda a humanidade são comparáveis a uma dura e incerta estrada no deserto. Nós olhamos diante de nós e vemos tudo árido. Ali não existem placas indicando onde nós iremos chegar.
Essa foi a experiência do povo hebreu pelo deserto. Nós encontramos essa narração do Êxodo.
No evangelho de hoje, Jesus, questionado sobre quantos se salvarão, fala da porta estreita. Com isso, ele quer lembrar aos discípulos que é preciso que se façam pequenos e humildes para poder entrar no Reino dos céus.
Em outras palavras, é preciso dar duro e ser perseverantes e pontuais ao encontro com Deus para evitar que corramos o grande risco de chegar atrasados e encontrar a porta fechada.
Acontece, como nós sabemos pelo próprio evangelho, que também as virgens ficaram sem óleo. Porém, Ninguém poderá achar desculpas diante do justo juízo de Deus.
Ninguém poderá querer tirar vantagem do fato de que na terra tinha intimidade com Deus se isso não for confirmado por uma verdadeira e autêntica vida ativa de serviço ao próximo.
Quando a fé se apaga ou afastamos Deus de nossa vida, não somente perdemos a vida do Reino, mas a tornamos, por nossa culpa, inacessível a nós mesmos e ficamos do lado de fora, justamente como aconteceu com Adão e Eva depois da experiência do pecado.
Jesus, porém, mais uma vez nos conforta: ele se define como porta das ovelhas. Então Jesus nos diz mais uma vez: “em verdade em verdade eu vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assassinos. Mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta: se alguém passa por ela através de mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagem”.
Portanto, a salvação é para todos. Para encontrá-la, devemos procurar Cristo. Ele nos mostrará o verdadeiro caminho para uma vida feliz e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário