sábado, 6 de outubro de 2012

Homilia Diária

Um estágio cujo resultado foi um sucesso
Na primeira parte do evangelho de hoje, de Lucas 10,17-24, Jesus recebe os discípulos depois de eles terem realizado uma jornada missionária: “Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem”.
Porém, notemos a alegria dos discípulos depois de um estágio tão cheio de sucesso. Os demônios os temem, eles curam leprosos, fazem com que os paralíticos voltem a andar, fazem os cegos recuperar a vista, etc.
Tudo perfeito em alguns dias dedicados à missão. Como muitos de nós que no final de semana nos alegramos porque tivemos sucesso nos estudos, fizemos o bem a alguém, recebemos o salário, engolimos aquela palavra que gostaríamos de dizer para uma pessoa que nos fez o mal ou as vendas da nossa loja aumentaram. São tantas coisas boas que nos aconteceram.
Ficamos contentes, como os discípulos, porque as coisas saíram como nós queríamos. Sim. Nós devemos nos alegrar.
A satisfação pelo dever cumprido é tanto agradável quanto necessária. É com o dever cumprido que ganhamos o céu. Este é o motivo principal pelo qual devemos nos alegrar. Saber que agimos de tal forma que nossos nomes foram inscritos no reino dos céus.
Sabendo os motivos de nossa verdadeira alegria, nós também descobrimos que é só crendo em Cristo, permanecendo unidos a ele, nós poderemos continuar sua ação permanente na história.
É por isso que devemos descobrir que a nossa alegria nunca é completa se não vier de Jesus. A fé em Jesus nos leva a segui-lo nas mais simples ações que realizamos no dia a dia.
Descobrir-nos em Cristo é como se tivéssemos encontrado o tesouro que buscávamos em nossa vida.
Guardemos este tesouro e não permitamos que os ladrões da vaidade, da avareza e do egoísmo o tomem de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário