sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Homilia Diária

Jesus tem pena dos que rejeitam a salvação
No evangelho de hoje, de Lucas 10,13-16, Jesus diz que algumas cidades de Israel viram os milagres, mas não acreditaram nos sinais feitos por Deus e não se converteram.
O próprio Jesus experimentou a rejeição, mas neste episódio tem pena daqueles que rejeitam a salvação que ele oferece.
Por isso, diz que o julgamento de Corazim, Betsaida e Cafarnaum será extremamente rigoroso, mais que julgamento reservado às cidades pagãs.
Corazim, Betsaida e Cafarnaum rejeitaram o evangelho anunciado pelos setenta e dois discípulos. Essas cidades representam todas as nações da terra às quais Deus envia os seus missionários para proclamar o nome de Cristo.
Pensemos no anúncio do evangelho que hoje se faz no Brasil. Se formos fazer uma análise bem cuidadosa, veremos que existem pessoas que vivem aparentemente de maneira profunda a própria religião, mas não possuem fé.
Esse tipo de pessoa faz da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos. Na verdade, conhece todos os seus dogmas, doutrinas e normas morais, porém não se sentem interpelados por Deus para uma mudança de vida tanto em âmbito pessoal como comunitário.
Esse tipo de pessoa, como diz o profeta Isaías, louva a Deus com os lábios, mas seu coração está longe dele, porque na verdade não compreendeu que Deus é amor.
O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.
O profeta dos nossos dias é todo o cristão batizado. O cristão é aquele que propõe ao mundo, com as palavras e com a vida, a verdade do evangelho.
Pode acontecer que seja rejeitado ou mesmo perseguido, mas jamais fugirá à nossa responsabilidade.
No mundo existem cidades como Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Deus realiza tantas maravilhas entre os homens, mas já se tornou esquecido da maioria das pessoas.
Precisamos levar a todos o desejo de se converter, amar mais a vida, respeitar os direitos das pessoas, praticar mais a justiça.
É dessa forma que nos anteciparemos a Cristo para que ele possa realizar aquilo que nós, com nossas forças não conseguimos realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário