quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Homilia Diária

O seguidor de Jesus é alguém livre
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 9,57-62. Lucas fala do seguimento de Jesus.
Três pessoas se dispõem a seguir Jesus, porém à primeira Jesus diz que não tem sequer onde reclinar a cabeça.
À segunda que coloca como condição para segui-lo enterrar antes o seu pai, Jesus diz: “deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
À terceira, que pede que primeiro possa se despedir dos seus familiares, Jesus responde: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”.
Este evangelho quer dizer que para seguir Jesus é preciso que a pessoa se empenhe o máximo, pois o seguimento de Jesus não admite distrações. Em outras palavras, é algo que precisa do nosso tempo pleno.
Jesus é um mestre diferente dos outros. A adesão a ele não é a mesma coisa que sentar-se com ele junto a uma mesa, mas é andar com ele, fazendo o que ele fez.
Há quem confunda que seguir Jesus signifique ser um repetidor doutrinário ou de versículos da Bíblia.
Porém, se Jesus chama é porque quer pessoas capazes de assumir o seu projeto como algo próprio.
No horizonte do projeto de Jesus está o Reino de Deus. O seguidor de Jesus fundamenta a própria existência nesse Reino e procura fazer da esperança da sua realização o motor propulsor da própria vida.
O verdadeiro discípulo, portanto, se entrega de corpo e alma, com tudo o que se é e que se tem, na luta em prol da plena realização do Reino, renunciando a todas as conquistas humanas e a todas as formas de segurança que este mundo pode oferecer.
Assim, o seguidor de Jesus verá que se torna totalmente livre de todos os apegos deste mundo para amar a Deus de forma total e exclusiva e fazer desse amor a grande motivação em prol da própria felicidade e da felicidade do próximo.
Os verdadeiros discípulos de Jesus deixam as pessoas fascinadas pelo seu exemplo de vida e pela paz que vem de dentro do próprio coração.
Também hoje, são muitos os chamados, mas são poucos aqueles que têm a coragem de responder com generosidade e solicitude.
Que este evangelho seja motivo de oração por todos aqueles que ouvem o Senhor bater na porta do próprio coração e que ainda não tiveram a coragem de assumir os valores do evangelho para torná-los realidade no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário