quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Homilia Diária

O cristão deve preparar o caminho para Jesus
Hoje, celebramos São Francisco de Assis.
Nós meditamos sobre o evangelho de Lucas 10,1-12. Lucas fala que Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos, que não eram os Apóstolos, e os enviou à sua frente aos lugares onde ele deveria ir.
Com isso, o evangelista quis mostrar que a obra evangelizadora da Igreja não é uma atividade exclusiva dos que pertencem à sua hierarquia, mas é compromisso de todos os que lhe pertencem, que são Igreja, porque todos são, pela graça do batismo, operários da messe do Senhor.
De um modo especial, os leigos e as leigas estão sujeitos às ameaças do mundo. Por isso, são enviados como cordeiros no meio de lobos, uma vez que irão testemunhar, no meio do mundo, os valores que não são do mundo, despertando para si o ódio do mundo, que rejeita o Reino de Deus que é anunciado.
Mas não os envia com meios poderosos, mas como cordeiros entre lobos, sem bolsa, nem cajado, nem sandálias.
Em uma de suas homilias, São João Crisóstomo comenta: sempre que somos cordeiros, temos o poder de vencer e ainda que estejamos rodeados de muitos lobos, conseguiremos derrotá-los.
Mas se nos convertermos em lobos, seremos derrotados, porque nos faltará a ajuda do pastor.
O evangelho de hoje nos ensina que nós cristãos não devemos jamais ceder à tentação de nos convertermos em lobos. O reino de paz de Cristo não terá lugar no mundo se for implantado pelo poder, pela força, pela violência, mas com a doação, com o amor levado ao extremo, também aos inimigos.
Jesus não vence o mundo com a força das armas, mas com a força da cruz, que é a verdadeira garantia da vitória. E isso tem como consequência, para quem quiser ser discípulo de Jesus, seu enviado, que deve estar preparado para a paixão e para o martírio, para perder a própria vida por ele, para que no mundo triunfe o bem, o amor, a paz.
Esta é a condição para poder dizer, entrando em toda a realidade: “paz a esta casa!”. A missão do cristão, portanto, hoje é a de preparar o caminho para que Jesus possa ser senhor da história e senhor dos corações das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário