terça-feira, 2 de outubro de 2012

Homilia Diária

Os anjos nos apontam para o Reino dos céus
Hoje, celebramos os Santos Anjos da Guarda e meditamos sobre o evangelho de Mateus 18,1-5.10.
O evangelho da comemoração dos anjos da guarda vem a calhar em uma semana litúrgica na qual o próprio Jesus nos fala dos pequenos e simples.
O convite à humildade e ao serviço para com os irmãos não é somente uma norma para reger o comportamento. Na festa dos anjos da guarda, esse convite assume um significado bem preciso.
Para entender o que significa a humildade nós precisamos sair da contemplação do normal para entrar na contemplação de Deus. É a contemplação à qual todos seremos chamados, quando pertencermos à fileira dos santos.
Ser chamados à contemplação da face de Deus significa hospedar-nos no próprio coração de Deus e viver no seu amor eterno. Para nós, servem de exemplo os anjos e os santos que já entraram no próprio mistério de Deus.
Os anjos, mensageiros de Deus, são aqueles que nos guardam para que a nossa vida seja constantemente voltada para o Senhor. Os anjos, criaturas espirituais, nos indicam o Reino dos céus, ao qual pertenceremos na Ressurreição final dos corpos.
Para Jesus uma só coisa é necessária para contemplarmos a Deus: que nós nos tornemos pequenos. Ser pequeno quer dizer deixar-se tomar pela mão para ser colocado na roda da vida guiado pela presença segura do amor.
Quem assim vive descobre que quem o toma pela mão é Cristo. Por isso, buscamos a santidade, que se encarna e acontece quando praticamos a caridade e o amor.
Contemplar o rosto de Deus significa descobrir o destino de glória, mas também é o percurso que nos leva, sobre a terra, a essa grande meta que hoje pertence aos anjos.
O chamado à santidade não é apenas um ideal que pode ser alcançado por alguns eleitos, mas é a constante e contínua resposta por conversão verdadeira dos corações por reconhecer nos irmãos que precisam de nossa ajuda a antecipação da glória que nos espera.
Que na festa dos anjos da guarda nós sejamos verdadeiros anjos para os nossos filhos, nossos pais e todos aqueles que precisam de ajuda. É neles que contemplamos o rosto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário