terça-feira, 16 de outubro de 2012

Homilia Diária

A crítica de Jesus durante uma refeição
No contesto de uma refeição na casa de um fariseu, o evangelho de hoje, de Lucas 11,37-41, coloca de maneira surpreendente uma série de investidas duríssimas contra alguns fariseus e escribas que queriam perseguir Jesus.
A ocasião se apresenta quando Jesus, antes de se sentar à mesa de um fariseu, não realiza as purificações rituais.
Certamente, toda e qualquer religião tem seus ritos. Os ritos são gestos que refletem e favorecem o encontro do homem e da mulher com Deus que se faz presente na história.
Qualquer rito, porém, corre o risco de se tornar algo absoluto. Formalizando o gesto exterior pode-se esquecer da importância decisiva do coração. É por isso que Jesus diz: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”.
Alguns fariseus, exteriormente, reconhecem o dom de Deus, inclusive nas pequenas coisas. Na realidade, porém, no seu íntimo existe o engano em vez da glória de Deus e ele se torna duro com os irmãos. Assim é que substituem a misericórdia de Deus pela pretensão de que eles não pecam.
Ao invés de colocar Deus e o seu amor no seu coração, colocam a si mesmos e praticam o amor à sua própria imagem.
A uma luminosidade exterior, fátua, Jesus coloca no lugar a luz do dom de si e da misericórdia que vem de dentro de um coração que se sente tomado pelo dom.
Paulo, na sua conversão, abandona todo o seu tesouro de grandeza como imundície, diante da sublimidade do conhecimento da condescendência do seu Senhor.
Peçamos, hoje, ao Senhor a graça de purificar os nossos corações mediante os sacramentos e orações que possam limpar o nosso interior. Aprendamos a apreciar nas outras pessoas o que elas têm de belo em suas almas e não tanto a fealdade ou a sujeira de quem se encontra ao nosso lado.
É assim que nós passaremos das críticas ao perdão, à misericórdia e ao amor tal qual nos foi ensinado por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário