quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Homilia Diária

A lei de Deus é sempre para o bem do ser humano
No evangelho de hoje, de Lucas 11,42-46, Jesus nos ensina o grande dom da humildade.
No anúncio que fez do Reino, ele jamais se calou diante da hipocrisia de muitos dos seus ouvintes.
Lemos hoje que Jesus não quer que os mandamentos que Deus havia confiado a Moisés sejam desrespeitados.
Ao contrário, dirige-se àqueles que conhecem muito bem os mandamentos. Ele quer que todos descubram o verdadeiro fundamento da lei de Moisés.
Infelizmente, existem algumas pessoas que procuram praticar as regras apenas exteriormente, mas se descuidam da justiça e do amor de Deus.
Com suas palavras, podemos entender que Jesus nos convida a viver a profundidade dos mandamentos.
A lei de Deus é sempre para o bem do ser humano que procura viver no amor e na justiça. Não praticar isso significa também não observar a lei de Moisés.
Assim, precisamos repensar a nossa maneira de viver a religião. Não podemos vivê-la na superficialidade, apenas seguindo normas e preceitos. Também não podemos sobrecarregar o povo com normas que nem nós cumprimos.
Todos nós conhecemos a Palavra de Deus, sabemos quais são as normas e os preceitos que Deus nos deixou. Mas precisamos passar disso.
Não podemos achar que somos os privilegiados e, portanto, nos considerar justos quase que por direito e que não precisamos cumprir com nenhuma norma.
Se fizermos assim, nós mesmos nos tornamos a norma em si e passamos a obrigar os outros a praticar uma lei que é a nossa imagem e semelhança.
Peçamos ao Senhor que nos ensine a ser homens e mulheres verdadeiramente retos e coerentes com o que tivermos que fazer. Assim, chegaremos a viver com maturidade todos os nossos atos e seremos abençoados por Deus em todas as nossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário