segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Homilia Diária

Ainda precisamos do sinal da cruz
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 11,29-32. Jesus se pergunta com o que poderá comparar a sua geração. Seus conterrâneos veem milagres, mas não conseguem ver quem os realiza.
Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer.
Essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram.
Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando “milagres” para que fundamentemos a nossa fé.
Por que somos assim? Porque desejamos segurança, certezas. Queremos ter diante dos olhos uma prova, um milagre. Todos os dias são ocasião para buscar que precisamos ou para encontrá-lo, para contemplá-lo, porque já temos tudo.
Jesus, cravado na cruz, é o grande sinal de que precisamos. A prova de um amor incondicional e desinteressado, um amor que se entrega até ao extremo de dar a vida pelos amigos.
O crucificado nos faz ver o milagre mais extraordinário que já existiu: o do amor que se demonstra na dor. Basta que o contemplemos com mais atenção para que tenhamos a plena segurança para a nossa vida: a de saber-nos e nos sentir profundamente amados.
Esse sinal é também um convite. Jesus nos convida a nos converter em sinais para o nosso próximo. Que quando as pessoas nos virem agir, saibam e acreditem que existe o amor. Que, pelo nosso modo de viver, tenham segurança de que vale a pena ser seguidor do homem que aparentemente foi derrotado na cruz.
Para ser sinais, provas vivas, é preciso aprender como Cristo a subir na cruz. Nela está o sinal do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário