sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Homilia Diária

Pela justiça e pela caridade alcançamos a salvação
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 5,33-39. A pergunta do evangelho é esta: por que os discípulos dos fariseus e de João jejuam e os discípulos de Jesus não?
A Igreja ensina que a prática fiel do jejum contribui para dar unidade à pessoa, corpo e alma, ajudando-a a evitar o pecado e a aumentar a intimidade com Deus.
Privar-se do alimento material que nutre o corpo facilita uma disposição interior para escutar Jesus e para se alimentar de sua palavra de salvação.
Com o jejum e a oração permitimos ao Senhor que venha saciar a fome mais profunda que experimentamos no íntimo do nosso coração: a fome e a sede de Deus.
Ao mesmo tempo, o jejum nos ajuda a tomar consciência da situação em que muitos de nossos irmãos estão vivendo.
Em sua primeira carta, São João nos alerta: “se alguém que possui bens do mundo vê o seu irmão que está passando fome e nada faz, como pode permanecer no amor de Deus?”.
Jejuar por vontade própria nos ajuda a cultivar a doação do bom samaritano que se inclina para socorrer o irmão que sofre. Ao escolher livremente a privação de algo para ajudar o próximo, demonstramos concretamente que o próximo que passa por necessidades não é um estranho para nós.
Que hoje nós sintamos a alegria de estar com Jesus por termos praticado a caridade. Pode ser que não precisemos dar o pão material a ninguém, mas talvez precisemos dar o pão da justiça para todos. Justiça e caridade são práticas que enchem os olhos de Jesus quando tiver que nos defender diante do Pai que está nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário