quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Homilia Diária

Na vocação de Pedro, nós vemos também a nossa vocação
No evangelho de hoje Lucas 5,1-11 faz um relato da vocação de Pedro e dos seus companheiros de trabalho, Tiago e João.
Porém, quando vemos Jesus subir na barca de Pedro para ensinar, quando assistimos Pedro se colocando diante de Jesus com humildade para obedecer à sua ordem de avançar para águas mais profundas e ali lançar as redes, nós também vemos o reflexo da vocação de todo servidor de Jesus, mesmo que para cada um Jesus faça um tipo especial de chamado.
A reação de Pedro foi de assombro depois de ter lançado as rede no lugar indicado por Jesus e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes quase se romperam, após ter passado uma noite inteira sem nada pescar.  Assim que percebeu que se encontrava diante de alguém muito maior que ele, diante de alguém que superava o humano, ele se atirou aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”.
Todo seguidor de Jesus passou por uma experiência parecida. Cada pessoa, padre, catequista, ministros da eucaristia, descobriu, depois de uma pesca milagrosa, depois de um encontro especial com Jesus, que Jesus não era somente homem, mas é também Deus, e ficou deslumbrado e tocado por suas palavras, por sua vida, por suas promessas, por sua pessoa.
E quando ouve o seu convite: “se queres, podes me seguir”, fazem o mesmo que Simão, Tiago e João: “levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus”.
Jesus já está na vida do cristão, mas quer nos levar para águas mais profundas, para nos dar provas de que podemos ser mais atuantes na vida da comunidade. Não deixe que o convite que ele faz se perca no vazio de tantas ações que não edificam a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário