terça-feira, 4 de setembro de 2012

Homilia Diária

O poder de Jesus diante do demônio é grandioso
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 4,31-37. Jesus está ensinando na sinagoga de Nazaré. De repente um homem possuído por um demônio pergunta se Jesus veio para destruir a ação do demônio.
Jesus, então, manda que ele se cale e deixe o corpo do homem. O povo fica admirado com o poder da palavra de Jesus.
No início do quarto capítulo do seu evangelho, Lucas conta como Jesus entra na sinagoga e lê o texto de Isaías: “os cegos veem, os coxos andam. É anunciada a boa nova ao povo”.
Os parentes e também os conhecidos que moravam na cidade de Nazaré não aceitam o jeito de Jesus falar. Até se perguntam: o que este pode nos ensinar? Ele é um de nós!
No evangelho de hoje, assistimos Jesus falando com autoridade, não como alguns escribas que tinham que ensinar o que tinham aprendido. Jesus fala com a autoridade que provém do seu próprio ser de Verbo encarnado: “ouvistes o que foi dito, eu, porém, vos digo”, e referenda a sua palavra com milagres beneficiando os enfermos e exorcizando os endemoninhados.
Ainda hoje, o espírito maligno não deixa o homem viver em paz, e ele, o Deus da paz, vem devolver a paz. E faz isso instando ao espírito do mal que deixe livre o homem.
O poder de Cristo diante do demônio é grandioso. O demônio derruba o endemoninhado, porém não consegue causar-lhe mal, porque Jesus tem mais poder e o manifesta causando admiração naqueles que estão presentes na sinagoga: “que poder é este que até os demônios obedecem?”.
Este evangelho nos ensina que a Palavra de Deus tem força libertadora e salvadora. Que Jesus hoje entre na casa de cada de um de nós, libertando-a do poder do mal e devolvendo a paz a todos.
Jesus tem autoridade suficiente para nos libertar do mal, mas o que ele quer é que todos tenhamos paz para trabalhar e viver em harmonia em nossa família.

Um comentário:

  1. Senhor,
    Ao interpretar esta homilia as palavras correram em todo meu ser com um aperto sufocante a me dizerem: Seja você mesma. Não simule afeição. Não seja descrente do que dizes, porque mesmo perante tanta aridez e tanto desencanto ela é tão perene como a relva. Não sei, Senhor, porque escolhes esta pecadora, para falar da necessidade de seguir tua palavra.Talvez seja por causa do espírito impuro que menciona no evangelho, aquele que levanta um falso testemunho para afastar a pessoa do seu caminho, que subjuga para encobrir sua enfermidade.
    Aceito, Senhor, que me alimente, para que eu fale com autoridade aquilo que hoje te preocupas. Senhor, tenho muitos temores quanto a uma disciplina rigorosa que me pedes. (o que digo é o que pede a palavra e não a santificação da minha pessoa). Sim, devo fazer como pedes: “dar a outra face a quem te bate e perdoa a quem Te ofende; morres para dar a vida e a salvação.”
    Sim, quero paz para viver em família. Senhor, quero estar contigo, manifesta em mim teu amor. Amém

    ResponderExcluir