segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Homilia Diária

O que é permitido fazer no dia de sábado?
O evangelho de hoje, de Lucas 6,6-11, fala de Jesus curando um homem de uma paralisia que o tinha deixado com a mão seca.
Jesus realizou este milagre num dia de sábado. Por isso, foi criticado por alguns mestres da lei e alguns fariseus que se faziam presentes naquele sábado, na sinagoga.
Isso motivou Jesus a questionar os presentes sobre o que é permitido fazer num dia de sábado: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”.
Então, ele pediu ao homem que estendesse a mão e o curou. Seus adversários se questionavam sobre o que fazer para parar o que Jesus realizava.
Reflitamos um pouco sobre este evangelho. Que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado não é apenas uma expressão de uma cultura moderno-liberal, como poderíamos pensar, à primeira vista.
Segundo Jesus, segundo o critério de Jesus, o ser humano é livre e sabe usar retamente o sábado como dia da liberdade a partir de Deus e para Deus.
O Filho do Homem é senhor do sábado. Nessa afirmação se aprecia toda a grandeza de Jesus que reivindica interpretar a lei com plena autoridade porque ele mesmo é a palavra que vem de Deus.
Também podemos ver que tipo de liberdade corresponde ao homem em geral: uma liberdade que nada tem a ver com a simples arbitrariedade. Nas palavras sobre o sábado é importante a união entre o homem e Jesus. Assim, veremos que o sábado se converte em expressão da dignidade de Jesus.
Em última análise, na discussão sobre o sábado está em questão a própria dignidade do ser humano. O ser humano é sempre mais digno quando vive todos os dias tendo Deus como senhor de sua história. É nessa história que Jesus nos cura de nossas paralisias espirituais que impedem a realização de qualquer milagre em nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário