terça-feira, 11 de setembro de 2012

Homilia Diária

Subamos com Jesus à montanha
No evangelho de hoje, de Lucas 6,12-19, nós vamos com Jesus a uma montanha.
Lucas testemunha que ele subiu ao monte e rezou durante toda a noite. Depois que desceu do monte, do meio da multidão ele escolheu os doze que se tornariam apóstolos, ou seja, os que seriam enviados como testemunhas, com a missão de proclamar o Reino de Deus e ser testemunhas da vida, da morte e da ressurreição de Jesus.
O que Jesus haveria de pedir a Deus, ele que era Filho de Deus, o Filho do homem, senhor do sábado e que podia perdoar os pecados? Será que ele tinha medo de errar na escolha dos apóstolos, prevista para o dia seguinte? Devia pedir conselhos ao seu Pai?
Nessas perguntas nós apenas projetamos a fraqueza da nossa oração.
O certo é que Jesus está num momento importante de sua missão. Ao escolher os discípulos, ele estava escolhendo os fundamentos da sua Igreja.
É por isso que na sua oração Jesus realiza uma comunhão com o Pai e sua oração se transforma em contemplação do próprio desejo de Deus em relação à humanidade.
Com este evangelho, Jesus está nos convidando a realizar todas as nossas escolhas fortificados por uma relação filial com Deus. Quando lidamos com as pessoas, nunca sabemos antecipadamente se os nossos anseios são os mesmos anseios que elas têm. Por isso, é preciso rezar para descobrir o que Deus colocou no coração de cada um, de tal forma que o bem que vier dos nossos projetos seja em benefício de toda a humanidade.
Foi isso o que aconteceu com os apóstolos. Eles não só seguiram Jesus, mas plantaram a semente do evangelho no mundo. Nós também somos convidados a fazer o mesmo, porque Jesus está em nossas casas, escolhendo-nos para sermos os seus discípulos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário