quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Homilia Diária


A autêntica situação do crente no mundo

O discurso das bem-aventuranças proposto por Lucas encontra sua ressonância no evangelho de hoje, de Lucas 6,27-38.
Jesus diz: “A vós que me escutais, eu digo:  Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam”. E acrescenta que isso é para nos diferenciar de alguns homens e mulheres do seu tempo.
Mas o evangelho de hoje expressa a autêntica situação do crente no mundo, tal como Paulo descreveu várias vezes à luz da experiência de sua vida e de seu sofrimento como apóstolo: “tidos como impostores e, no entanto, dizendo a verdade; como desconhecidos e, no entanto, sendo bem conhecidos; como agonizantes e, no entanto, bem vivos; como castigados, mas não sendo mortos; como sendo tristes e, no entanto, estando sempre alegres; como indigentes e, no entanto, enriquecendo a muitos; como não tendo nada e, no entanto, possuindo tudo”.
De fato o cristão é testado de todos os lados, mas não se entrega. Somos obrigados a tantas coisas, mas não nos desesperamos. Podem nos colocar de lado, mas não nos sentimos abandonados. Podem nos derrubar, mas não conseguem impedir que nos levantemos novamente.
As bem-aventuranças do evangelho de Lucas são uma verdadeira obra de consolação. Porém, o cristão tem uma grande responsabilidade, segundo Jesus.
O cristão deve se adiantar no fazer o bem, para despertar no coração dos outros sentimentos de perdão, de entrega, de generosidade, de paz e de alegria.
Esta é a maneira que o cristão pode usar para que se possa formar aqui na terra a família dos filhos de Deus.
Em última análise, o cristão, mostrando ao mundo o desejo universal de paz e de amor, experimenta uma alegria sem limites. É no dia a dia que experimenta a própria cruz de Cristo. É no dia a dia que experimenta a ressurreição.
É assim que poderemos fazer a diferença no mundo: transformando o jeito de viver dos cristãos em alternativa a uma sociedade violenta, baseada na vingança e no proveito sobre os outros.
No lugar da violência o cristão vive o perdão, no lugar da vingança, o cristão propõe a partilha e a solidariedade. Comecemos isso pela nossa família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário