sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Homilia Diária

A cruz: amor que salva!
Hoje, celebramos a festa da exaltação da Santa Cruz, símbolo do cristão. Meditamos sobre o evangelho de João 3,13-17. Jesus realiza um diálogo com Nicodemos sobre a sua missão como enviado do Pai.
Deus se mostrou verdadeiramente, tornou-se acessível, amou tanto o mundo que deu a ele o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna.
E no supremo ato de amor da cruz, levantando-se do abismo da morte, venceu a morte, resuscitou e abriu para nós as portas da eternidade.
Cristo nos sustenta através da noite da morte cortado pelo abismo. Ele é o Bom Pastor. Guiados por ele nós podemos confiar sem temor, já que ele conhece bem o caminho e já atravessou a própria escuridão.
Ele nos convida, mais uma vez,  a renovar com mais vigor e força a nossa fé na vida eterna, isto é, a viver com esta grande esperança e a dar testemunho dela no mundo: depois deste mundo não está o nada, mas Deus e, com ele, nós!
E precisamente, a fé na vida eterna dá ao cristão a medida de um amor mais intenso nesta terra, impele-o a trabalhar para construir um futuro e para lhe dar uma esperança verdadeira.
Olhar para a cruz, portanto, não significa olhar para o sofrimento e para a dor, mas olhar para a nossa própria salvação e a esperança que está depositada no ato salvador de Jesus.
Deixe-se atrair por Jesus. Ele não tem um plano de julgamento do mundo, mas de amor que salva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário