sábado, 15 de setembro de 2012

Homilia Diária

Filho, eis a tua mãe
No evangelho de hoje, de João 19,25-27, a protagonista é Maria, a mãe de Jesus. Nesta passagem se baseia a maternidade espiritual de Maria.
Jesus nos revela algo importante: a sua hora chegou e, com ela, a de sua mãe, que se converte em mulher.
Ela simboliza a Igreja. O discípulo amado simboliza todos os crentes. Daí que o discípulo amado recebe a mãe de Jesus como sua, como algo que lhe pertence e à qual não pode renunciar.
É próprio do discípulo a fé. O discípulo que Jesus amava cumpre com a ordem recebida aos pés da cruz ao aceitar a mãe de Jesus como mãe.
Junto da cruz de Jesus, Maria, que não é chamada por seu nome, tem uma dupla dimensão. Primeiro ela é a mãe de Jesus. É por isso que todo o mundo lhe devota carinho, respeito e veneração.
Em segundo lugar, ela é o símbolo da Igreja que está nascendo naquele momento. É por isso que todo crente deve receber Maria como algo próprio e irrenunciável.
Maria é nosso exemplo na fé porque é mulher que crê. Ela soube edificar sua vida sobre a rocha, porque ouviu sua Palavra e a pôs em prática, e confiou plenamente em Deus.
Como nos diz o evangelho de Lucas, ela cumpriu fielmente a missão recebida de Deus até as últimas consequências. Ela é o exemplo que devemos imitar porque mesmo sendo mulher das dores e dos sofrimentos é também uma mulher forte e firme na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário