quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Homilia Diária

Mulher, os teus pecados estão perdoados
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 7,36-50.
Segundo a tradição hebraica do tempo de Jesus, entrar em contato com uma mulher declaradamente pecadora ou, pior ainda, deixar-se tocar por ela, significava morrer numa impureza que não consentia mais à pessoa participar dos atos de culto sem antes ter feito uma purificação adequada.
Esta era uma das tantas prescrições marcadas por algumas orientações de certos tipos de farisaísmo.
Jesus veio para soprar naquele mundo um hálito novo que exprimisse amor, perdão e misericórdia. Ele já havia declarado o verdadeiro sentido de sua missão: “eu não vim a este mundo para julgar” e ainda mais explicitamente havia declarado: “não são os sadios que precisam de médico, mas os doentes; vim para chamar os pecadores e não os justos”.
Ao ser enviado, Jesus entrou na casa de um fariseu para uma refeição. Esta situação já devia servir de advertência para o dono da casa e todos os que ali se encontravam.
Quando, de repente, aparece uma mulher, uma pecadora, justamente aquele que o havia convidado, rumina pensamentos de crítica em relação a Jesus.
Os gestos da mulher eram mais eloquentes: entrou com um vaso de óleo perfumado. Parando aos pés de Jesus chorou sobre eles e começou a lavá-los com suas lágrimas. Depois enxugou-os com os próprios cabelos, beijou-os e derramou perfume sobre eles.
Essa sua atitude deveria suscitar admiração seja diante da mulher seja diante de Jesus. No entanto, isso não foi possível porque algo impedia aos presentes compreender as verdadeiras dimensões do amor.
Jesus que conhece os corações dá uma lição em Simão, o fariseu. Dirige-se à mulher com as seguintes palavras: “os teus pecados estão perdoados!”.
Hoje, somos convidados a realizar um verdadeiro encontro de purificação com Jesus. Ele irá entender o sentido de nossas lágrimas e irá perdoar todos os nossos pecados. Não perca esse encontro e essa oportunidade que ele está dando para você, na sua própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário