sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Homilia Diária

Ele imediatamente se levantou e seguiu Jesus

Hoje, celebramos a festa do apóstolo São Mateus. Meditamos sobre o evangelho de Mateus 9,9-13.
Jesus passa diante de uma agência da receita e chama o funcionário que lá se encontra. Este, imediatamente, deixa tudo e segue Jesus.
À refeição que Mateus oferece a Jesus, fazem-se presentes pessoas que a sociedade da época julgavam impróprias para acompanhar qualquer pessoa de bem.
Questionando indiretamente, através dos discípulos, a Jesus alguns dos figurões religiosos ouvem-no dizer diz que veio chamar os pecadores e não os justos. É na convivência com os pecadores que entendemos a misericórdia de Deus.
Olhemos para Mateus. As palavras de Jesus são de uma concisão sem igual: “segue-me!”. Mateus se apresta em responder ao chamado.
A decisão de Mateus, naquele momento, implicava abandonar tudo, em especial uma fonte de renda segura, mesmo que auferida de maneira injusta e desonrosa.
Evidentemente, Mateus compreendeu que a familiaridade com Jesus não lhe permitia continuar exercendo atividades desaprovadas por Deus. Pode-se intuir facilmente sua aplicação também para nós, hoje: nem hoje se pode admitir o apego àquilo que é incompatível com o seguimento de Jesus, como a riqueza auferida com atividades desonestas, com lucro exorbitante ou mesmo com a corrupção.
Em certa ocasião, Jesus havia dito: “se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me!”. Foi isso que Mateus fez. Levantou-se e seguiu Jesus.
Na festa de São Mateus aprendemos que o levantar-se significa desapegar de uma situação de pecado e, ao mesmo tempo, aderir a uma vida nova, reta, em comunhão com Jesus.
Agradeçamos, portanto, a Deus que passa pelas nossas vidas, convidando-nos a ser cada vez mais honestos e conscientes de nossas obrigações como cristãos e como cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário