quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Homilia Diária

Não deixe que Jesus passe hoje pela sua vida e você fique indiferente
Somos teimosos. Durante toda a nossa vida, todos os dias, Deus passa por nós e nós não percebemos a sua presença.
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 7,31-35. É um evangelho que trata sobre como os conterrâneos viam Jesus de Nazaré.
A geração de Jesus foi uma geração descrente, que viu João Batista que se alimentava de mel silvestre e gafanhoto e, no entanto, seus dizia que ele era um possuído pelo demônio. Veio Jesus, que viveu de tudo o que um bom judeu podia viver e seus contemporâneos diziam que era um comilão e um beberrão.
Alguns do seu povo não sabiam se dançavam ou se cantavam. Comportavam-se como crianças.
Se analisarmos bem, o que aconteceu no tempo de Jesus acontece também hoje em dia. Vivemos em uma época em que são cada vez mais claros os sinais do secularismo e do paganismo.
Parece que Deus desapareceu do horizonte de muitas pessoas ou que se converteu em uma realidade abstrata, etérea, fluida, diante da qual nós podemos ficar indiferentes.
Por outro, assistimos, ao mesmo tempo, a muitos sinais apontam para um despertar do sentido religioso, um redescobrimento da importância de Deus para tantas pessoas, uma exigência de espiritualidade, de superação de uma visão puramente horizontal, material, da vida humana.
Isto acontece porque o desejo de Deus está escrito no coração de cada pessoa, porque o ser humano foi criado por Deus e para Deus.
A imagem do Criador está impressa no ser do ser humano e por isso a pessoa sente a necessidade de uma luz que responda às perguntas que tem a ver com o sentido mais profunda da realidade.
As respostas, no entanto, não serão encontradas na própria pessoa ou no progresso ou na ciência empírica.
A resposta ao sentido mais profundo da pessoa pode ser encontrada em Jesus Cristo. Jesus é aquele que dá sentido à vida de qualquer ser humano.
Ele apenas espera que nosso coração volte a palpitar e reaja diante da realidade que vivemos. Se nossa fé for pequena, está na hora de fazê-la rejuvenescer. Se Jesus ainda continua pregado na cruz por nós, é tempo de aproveitar a redenção.
Não deixe que Jesus passe hoje pela sua vida e você fique indiferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário