quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Homilia Diária

Os apóstolos são como nós
Hoje Jesus proclama que Pedro é bem-aventurado, segundo o evangelho de Mateus 16,13-23, por causa de sua declaração de fé: “Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Jesus então declarou: ‘’Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu’”. Nesse momento, Jesus prometeu a Pedro o primado da sua Igreja.
Porém, pouco depois o repreendeu por ter manifestado uma ideia demasiado humana e errada do Messias: “Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: ‘Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!’ Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: ‘Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!’”.
Devemos agradecer aos evangelistas pelo fato de nos terem apresentado os primeiros discípulos de Jesus assim como eram: não como personagens idealizados, mas como gente de carne e osso, como nós, com virtudes e defeitos.
É isso que faz com que eles sejam tão próximos de nós e nos ajudem a ver que o aperfeiçoamento na vida cristã é um caminho que todos devem fazer, pois ninguém nasce já sabendo tudo.
Dado que já sabemos como foi a história, aceitamos que Jesus Cristo tenha sido o Messias sofredor, profetizado por Isaías e tenha entregue a sua vida na cruz.
O que mais nos custa aceitar é que tenhamos de manter presente a sua obra através do mesmo caminho de entrega, renúncia e sacrifício.
Influenciados como estamos por sociedade que preza pelo êxito rápido, por aprender sem esforço e de modo divertido, e por conseguir o máximo proveito com o mínimo de trabalho, é fácil acabar vendo as coisas mais como os homens do que como Deus.
Uma vez recebido o Espírito Santo, Pedro aprendeu por onde passava o caminho que devia seguir e passou a viver com esperança. Que isso também aconteça conosco, hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário