sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Homilia Diária

Quem seguir Jesus será honrado por Deus Pai
Hoje, a Igreja, por meio da Liturgia Eucarística que celebra o mártir romano São Lourenço, nos lembra que «Existe um testemunho de coerência que todos os cristãos devem estar dispostos a dar cada dia, inclusive a custa de sofrimentos e de grandes sacrifícios» (João Paulo II).
Na celebração desta memória, nós meditamos sobre o evangelho de João 12,24-26.
Neste evangelho nós descobrimos uma das maiores responsabilidades daqueles que desejam ser discípulos de Jesus: a vivência de forma radical dos valores evangélicos e o testemunho da verdade anunciada por Jesus.
Na verdade, Jesus nos ensina a morrer como o trigo para dar vida ao mundo. Quem seguir Jesus será honrado pelo Pai.
Todas as pessoas que assumem essa radicalidade do Evangelho mostram ao mundo que existe a verdadeira esperança de superar todos os males que marcam o nosso tempo e construir uma nova realidade fundamentada nos valores evangélicos, que pode trazer às pessoas humanas a verdadeira felicidade, e que, na sua busca, vale a pena o sacrifício até mesmo da própria vida.
Este evangelho se aplica à vida de São Lourenço. Como mártir ele se tornou testemunha da santidade da lei moral. Para Lourenço, na vida do cristão há exigências de amor básicas que não admitem nunca exceções nem adaptações.
De fato, “Na Nova Aliança encontram-se numerosas testemunhas de seguidores de Cristo que (…) aceitaram as perseguições e a morte antes de fazer o gesto idólatra de queimar incenso diante a estátua do Imperador” (João Paulo II).
A vida de São Lourenço pode se tornar um exemplo para os cristãos de hoje diante do mercado religioso que se transformou o nosso mundo.
Não podemos procurar o lugar onde com mais facilidade resolvemos os nossos problemas, mas o lugar onde com mais facilidade nós podemos nos encontrar com Deus.
O maior milagre que podemos pedir hoje para Deus é ser honrados por ele, porque demos um sentido à nossa vida, lutando pela causa do pobre, do perseguido, do marginalizado, defendendo a vida e a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário