sábado, 11 de agosto de 2012

Homilia Diária

O cristão é aquele que tem as armas de Deus
O evangelho deste sábado é tirado de Mateus 17,14-20. Nele, Mateus fala de um pai que vai ter com Jesus e diz que os discípulos não foram capazes de curar o seu filho epilético.
Os discípulos depois perguntaram a Jesus por que não conseguiram curar o menino. Jesus respondeu que foi por causa de sua falta de fé, pois se eles tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderiam dizer qualquer coisa e isso aconteceria.
Quem não vê neste evangelho a descrição do que acontece em nosso mundo, no qual o cristão se sente ameaçado por uma atmosfera anônima, por algo que está no ar, que quer fazê-lo ver sua fé como algo ridículo e insensato?
Quem não percebe que existem contaminações do clima espiritual em âmbito universal que ameaçam a humanidade em sua dignidade, inclusive em sua existência?
Os homens e as comunidades humanas parecem estar irremediavelmente abandonados à ação desses poderes.
O cristão sabe que pode fazer pouco contra essas ameaças. Porém, na fé, na comunhão com o único verdadeiro Senhor do mundo, ele recebe as armas de Deus, com as quais, em comunhão com todo corpo de Cristo, pode enfrentar esses poderes, sabendo que o Senhor volta a nos dar na fé o ar limpo para respirar, o alento do criador, o alento do seu Espírito Santo, somente no qual o mundo pode ser curado.

Um comentário:

  1. Esta sua homilia nos auxilia a mergulhar na mais profunda questão do que é Fé.
    Neste relato, fica bem claro que, estamos apenas sendo religiosos. (como sei rezar, não preciso obedecer à sagrada escritura) A fé é apenas um escudo pessoal, para reforçar, como estou sendo o proprietário dos espaços religiosos.
    Sou poderoso, pois construí isso e aquilo, tenho isso e aquilo, mas não obedeço ao que nos pede a sagrada escritura.
    Agora na fé verdadeira somos empurrados para estarmos em comunhão contra todas as ameaças, (aquela que não se transforma em pedra de tropeço), nós podemos fazer o que nos pede Jesus. “Não contristeis o Espírito Santo”

    ResponderExcluir