domingo, 12 de agosto de 2012

Homilia Diária

Em Jesus temos a vida eterna
A palavra desde décimo nono domingo do tempo comum, nos ajuda a superar a fome de sentido e o senso de vazio da nossa existência, oferecendo a cada um de nós a possibilidade de escolher entre duas possibilidades: caminhar, apesar das dificuldades, ou murmurar sempre.
João, no evangelho de hoje (6,41-51) relata que à auto revelação de Jesus (Eu sou o pão da vida), os seus interlocutores reagiram murmurando contra ele: lembraram-no sobre a sua origem humilde e sobre a impossibilidade de ele ter uma origem divina.
Jesus respondeu mostrando que por causa de sua incredulidade: só quem é atraído pelo Pai pode ir a ele, isto é, quem não reconhece Jesus como Filho de Deus, o seu enviado, não terá a vida eterna.
Portanto, para ser instruídos por Deus, para ter a vida eterna, é preciso aderir ao ensinamento de Jesus. Ele é o pão vivo que dá a vida. Na verdade, quem come o pão vivo, quem crê que ele é o revelador, total e definitivo, do Pai, não morre.
É bonito ver que Jesus não usa o verbo no futuro. Ele não diz: terá a vida eterna, mas tem a vida. Isso significa que quem assimila a revelação do Senhor, já nesta terra, não cai nas trevas do desconforto. Recebe, antes, a força que permite continuar o caminho na paz e na alegria da presença do Mestre, até alcançar o lugar do nosso encontro com ele.
Ora, à promessa da esperança da existência aberta ao encontro com Deus, Jesus promete a sua carne imolada na cruz. O Verbo divino feito carne é o alimento para a salvação do mundo.
Não se trata de um pão simbólico, mas da revelação trazida por Jesus: o pão da vida é Jesus dado pelo Pai à humanidade, mas do pão eucarístico. Esse pão é o corpo de Jesus oferecido por ele mesmo pela vida do mundo, em favor de cada criatura que, livremente, deseja saciar-se do dom da eucaristia.
Comer a sua carne, participar sinceramente da celebração dos sacramentos e comungar da vida de Cristo para ser levados à plenitude da vida – aqui e na eternidade – significa também dar a nossa vida redimida pelos irmãos.
O Verbo feito história, pão repartido por nós, pede que nós nos tornemos pão ao nosso redor sendo bondosos e misericordiosos: como o Pai tem misericórdia de nós, a ponto de nos dar o seu Filho na eucaristia, também nós devemos estar dispostos a romper com os nossos egoísmos, para distribuir o pão do perdão, da alegria e da paz.

Um comentário:

  1. Sim, isto é a mais pura verdade. O Jesus de ontem e sempre só nos fala no tempo presente, pois é o único que existe.
    O que aquele povo passou é o mesmo que passamos hoje, nos direcionar para Jesus é obter a revelação do Senhor e caminhar para vida eterna. Assim quem segue a Jesus , segue ao Pai, pois Jesus é o pão vivo que desceu do céu.
    E com isso aprendemos (em nossa religiosidade) o que é a promessa do Pai para nós. Somos inseridos, não por nossos méritos, mas unicamente pela graça

    ResponderExcluir