segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Homilia Diária

A obediência a Jesus nos leva a ser honestos
No evangelho de hoje, de Mateus 17,22-27, nós vemos que, como sempre, Pedro responde de maneira precipitada. Porém, devemos mais uma vez reconhecer que também nós às vezes somos levados a falar antes de refletir.
Na explicação, dada especialmente a Pedro para a sua preparação em vista da missão que lhe seria confiada de pastor do rebanho de Cristo, Jesus mostra que devemos estar prontos a nos conformar com a necessidade de contribuir para a conservação das estruturas materiais.
Em certo sentido, é bonito ver que Pedro não exige isenção ou a facilitação da parte de Jesus em relação ao imposto que deve ser pago ao templo. É assim que ele descobre que ele quis compartilhar a nossa condição humana sob todos os aspectos, menos no pecado.
Mas a maneira com a qual o pagamento de imposto é extraordinária. A habilidade de Pedro como pescador é o meio humano usado para encontrar o dinheiro, ao mesmo tempo em que é maravilhosa a coincidência pela qual ele pesca justamente o peixe que havia engolido a soma necessária.
Mas o evangelho nos ensina algo a mais do que o pagamento do imposto do tempo ou o fato de que nós devemos pagá-lo com o fruto do nosso trabalho. Jesus nos ensina que se obedecermos ao que ele nos manda, nós agiremos de maneira honesta e sairemos vencedores em qualquer dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário