terça-feira, 14 de agosto de 2012

Homilia Diária

Quem é o maior no Reino dos céus?
O evangelho de hoje, de Mateus 18,1-5. 10,12-24, gira em torno de uma pergunta: quem é o maior no Reino dos céus. Jesus responde que é aquele que se faz como uma criança e aquele que serve a todos.
Junto a Cristo e em Cristo, também  pedimos para entrar em sintonia com a vontade do Pai, convertendo-nos também nós em filhos.
Jesus, portanto, neste evangelho de hoje expressa a vontade de colocar  em seu conhecimento filial de Deus todos aqueles que o Pai quer tomar sob o seu amparo, isto é, todos aqueles que acolhem esse dom, os pequenos.
Mas o que quer dizer ser pequenos, sensíveis? Qual é a pequenez que abre o ser humano à intimidade filial com Deus e a acolher sua vontade? Qual deve ser a atitude de base para a nossa oração?
Prestemos atenção no Sermão da Montanha, onde Jesus afirma: “bem-aventurados os que têm o coração puro, porque verão a Deus”.
Portanto, o evangelho de hoje nos ensina que é a pureza de coração que permite reconhecer o rosto de Deus em Jesus Cristo.
Ao mesmo tempo, ensina-nos a ter o coração sensível como o das crianças, sem a presunção de quem se fecha em si mesmo, pensando que não precisa de ninguém, nem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário