quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Homilia Diária

Não podemos nos dar por vencidos
No evangelho de hoje, de Mateus 15,21-28, nós vamos com Jesus à região de Tiro e Sidon. Ali contemplamo-lo recebendo uma mulher cananeia que tem uma filha que está atormentada por um mau espírito.
Em princípio, parece que Jesus não quer atender ao seu pedido para exorcizar o mal de sua filha. Ele diz à mulher que veio para o povo de Israel e que não é justo tirar do que é desse povo para dar a pessoas de outros povos. A mulher não se dá por vencida. Ao contrário, deixa Jesus comovido e ele a cura.
Este evangelho nos ajuda a entender que não podemos viver ancorados em esquemas morais prefixados ou nos fechar dentro das muralhas do nosso poder defensivo e ofensivo, nem mesmo do poder religioso.
A mulher cananeia faz um caminho diferente do nosso para chegar a Jesus. Não somente respeita a lei, mas se põe de joelhos, debaixo da mesa da graça, para recolher as migalhas da fé que, para ela, é digna de respeito e tem um valor precioso e vital. Quantos de nós não desvaloriza a religião por causa dos homens!?
A mulher cananeia se torna hoje para nós o modelo de pessoa sincera e crente, da pessoa que procura colocar toda a sua vida em oração. É por isso que ela alcança o milagre que espera.
Jesus a louva por isso. Porém, para além do milagre que ela consegue, o milagre de que fala o evangelho de hoje se torna uma ocasião para que os homens e as mulheres do século XXI possam rever e tomar consciência de que precisam ainda ouvir a palavra de Jesus. Nele, as nossas esperanças se tornam realidade, como aconteceu com a mulher cananeia.
Essa mulher nos ensina que muitas vezes somos nós que estamos distantes de Jesus, mas mesmo assim podemos nos aproximar dele com humildade, para que, reconhecendo o seu poder, através da oração, consigamos não só o que queremos, mas também estar na sua presença. Vivamos isso hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário