sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Homilia Diária

Qual a nossa função como cristãos?
O evangelho de hoje é tirado de Mateus 25,1-13. Jesus conta para os discípulos a parábola das virgens prudentes e das virgens insensatas.
Como um grande farol que guia os barcos quando eles se aproximam da costa, também nós deveríamos buscar aquilo que nos ilumina e a própria luz.
A Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1,17-25) fala da experiência de Deus em estado puro. É uma experiência vivida a partir do evangelho.
Era difícil para as primeiras comunidades entender a mensagem de esperança trazida pelo apóstolo Paulo. Os Coríntios não entendiam como a morte poderia se transformar em vida ou como era possível Jesus mostrar o caminho que devia ser seguido quando o que haviam visto e ouvido era exatamente o contrário, ou seja, uma pessoa derrotada com uma mensagem sem sentido. Tudo um ato de fé.
É no caminho da vida que devemos nos deixar guiar pela luz da palavra e, ao mesmo tempo, ser reflexo e parte da palavra. Devemos arder e dar a luz, compartilhá-la e oferecer nosso combustível, o amor. Um amor que cada um deve viver de maneira plena, pois ninguém pode amar pelo outro.
As virgens prudentes não partilharam seu azeite com as virgens insensatas não por não ser generosas, mas para mostrar que as experiências pessoais devem ser vividas por cada um e cada um deve cultivar o que lhe foi dado sem deixá-lo apagar.
Estar preparados é o mesmo que contar com um amor infinito, com a caridade, com a compreensão, como combustíveis de nossa vida.
Quando fazemos uma instalação elétrica, devemos usar diferentes elementos se quisermos que funcione corretamente e conseguir nosso projeto de iluminar. Fios, fitas vedadoras, interruptores, boquetes… Tudo isso é imprescindível, mas nada funcionará se não estivermos por trás.
Cada um de nós poderia escolher ser um elemento da instalação conforme criamos nossas possibilidades e virtudes: transmissores, conectores, mediadores, receptores, emissores. Tudo isso possui uma função em vista de uma mesma finalidade: dar a luz.
Hoje, somos chamados a imaginar qual seria nossa função para poder fazer chegar aos que nos rodeiam essa corrente de vida, essa luz que guia, esse facho que é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário