segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Homilia Diária

A caridade é fonte de evangelização
Hoje, celebramos o dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. Neste dia, a Igreja medita sobre o evangelho de Mateus 23,13-22.
O evangelho traz uma série de condenações a alguns fariseus e a alguns escribas. Jesus condena o fato de que eles fecharem o Reino de Deus para os outros e também o fato de que quando convertem alguém já o levam ao inferno. Eles mudam até o sentido da oferta que fazem para dar a impressão de que são cumpridores da lei.
Vamos fazer uma aplicação deste evangelho para nós, cristãos. Nós sabemos que a autenticidade de nossa fidelidade ao evangelho pode ser verificada em base à atenção e à solicitude concreta que temos para com o próximo, especialmente os mais fracos e marginalizados.
Assim, o serviço da caridade, que pode se desenvolver de várias maneiras se converte em uma forma privilegiada de evangelização, à luz do ensinamento de Jesus, que considerará como feito para si o que tivermos feito aos irmãos, especialmente aos mais pequeninos e sem proteção.
Para que nosso serviço não seja somente filantropia, mas útil e merecedor do elogio de Jesus, é preciso alimentá-lo com a oração constante e a confiança em Deus. É preciso harmonizar nosso olhar com o olhar de Jesus, nosso coração com o seu coração.
Desta maneira, o apoio amoroso, oferecido aos irmãos, se traduz em participação e em uma partilha consciente de suas esperanças e sofrimentos, tornando visível a misericórdia de Deus para com cada ser humano.
É assim que vencemos a hipocrisia e nos tornamos dignos de ser chamados filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário