sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Homilia Diária

Bartolomeu entrou na intimidade de Jesus
Na festa de São Bartolomeu, apóstolo, nós meditamos sobre o evangelho de João 1,45-51.
O evangelho fala de dois discípulos novos de Jesus: Filipe e Natanael. Natanael é o apóstolo Bartolomeu.
Filipe recebe diretamente o chamado. Natanael é chamado através de um amigo.
Os dois se reencontram na presença de Jesus. Esse encontro representou para eles uma experiência de fé, uma mudança no seu comportamento, uma nova dimensão na maneira de ver as coisas. Isso os abriu para outras possibilidades.
O encontro com Jesus representou para eles uma ruptura com o passado, a entrada em um novo mundo, em um novo sentido da vida, porque buscar Jesus quer dizer buscar a verdade, buscar a luz, buscar Deus.
Vem e vê! Entrar na intimidade de Jesus significa descobrir o seu modo de viver, vivendo com ele, com as pessoas, nossos irmãos.
É somente na experiência comunitária, no interesse pela maneira de viver dos outros, no fato de permanecer e de ser solidário com os outros que nós conseguimos fazer aos poucos a experiência da nossa fé.
Vereis o céu aberto. Deus se apresenta e entra em contato com as pessoas através de Jesus. Ele quer se sentir próximo dos homens e é entre eles que armou a sua tenda, na comunidade.
O céu, nesta perspectiva do evangelho, vem até nós através de Jesus. Através da nossa participação, na medida em que o podemos, da vida de Deus.
Quantas coisas poderíamos ver e provar se seguíssemos realmente Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário