quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Homilia Diária

O tesouro do cristão é o Reino dos céus
Hoje, celebramos a festa de Santa Rosa de Lima. É a Padroeira da América Latina e das Filipinas.
Nesta festa, a Igreja medita sobre o evangelho de Mateus 13,44-46, que diz: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
Trata-se de um evangelho cheio de figuras, mas com um questionamento claro para cada cristão: o que realmente tem valor para nós?
Podemos dar valor às coisas, como o carro, mas não valorizar a vida. O evangelho de hoje nos ensina a valorizar as coisas do alto. O Reino dos céus é a meta de cada cristão.
A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo.
A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas.
E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário