terça-feira, 28 de agosto de 2012

Homilia Diária

O cristão vive dos valores do Reino de Deus
Hoje, celebramos o dia de Santo Agostinho. Nesta celebração, a Igreja, para esta festa, medita sobre o evangelho de Mateus 23,23-26.
Neste evangelho, Jesus continua a discutir com alguns escribas e fariseus. Eles são chamados de guias cegos, porque eles pagam todos os impostos, mas não mudam por dentro. Segundo Jesus, eles são capazes de filtrar o mosquito, mas deixam passar o camelo. Além disso, Jesus pede para que eles limpem primeiro o copo por dentro, para depois limpá-lo por fora.
Apliquemos este evangelho para a nossa vida. Um dos meios através dos quais tornamos a nossa religião superficial e unilateral é o formalismo religioso, que faz com que sejamos capazes de cumprir até mesmo os menores preceitos, mas tiram da nossa vida o mais importante que são os ensinamentos fundamentais para a nossa vida como a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
Ser verdadeiramente cristão significa ser capaz de viver os valores do Reino e não simplesmente o cumprimento de rituais e a capacidade de falar coisas bonitas e poéticas a respeito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário