sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Homilia Diária

O que Deus uniu o homem não separe
O evangelho de hoje, de Mateus 19,3-12, fala sobre o sacramento do matrimônio. Jesus não ensina nada de novo. Apenas reafirma de maneira nova o que deve ser a essência do matrimônio.
Uma família para ser bem construída deve ter suas bases fortes, pois sem a confiança em Deus, sem a confiança em Cristo, que nos dá também a capacidade da fé e da vida, a família não pode sobreviver.
É isso o que nós podemos ver hoje. Somente a fé em Cristo, somente a participação na fé da Igreja salva a família. E, por outro lado, a Igreja só pode viver se a família se salva.
Nós podemos não ter a receita de como isso pode acontecer. Porém, podemos acreditar que devemos ter isso sempre presente.
Dessa forma, precisamos fazer todo o possível para favorecer a família: círculos familiares, catequese familiar, ensinar a oração na família.
Isso parece muito importante: onde se faz a oração juntos, está presente o Senhor, está presente a força que pode romper inclusive com a esclerocardia, isto é, com a dureza de coração que, segundo Jesus, é o verdadeiro motivo do divórcio.
Somente a presença do Senhor, e nada mais, nos ajuda a viver realmente o que desde o início o Criador quis e o Redentor renovou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário