sábado, 31 de março de 2012

Evangelizar pelo Interfone


Cada dia mais fica difícil o contato pessoal, cada vez mais as pessoas optam pela comunicação virtual, que dizem que aproximam as pessoas que estão longe, mas, ao mesmo tempo, afastam quem está perto. É interessante, não é?!

Reflito sobre a sociedade de hoje e fico imaginando, como devem ser as Missões Populares atualmente. Deve ser muito difícil em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, conseguir o contato com as pessoas que vivem presas dentro de casa, com medo da violência, com medo de pessoas que batem à sua porta, porque têm medo de um mundo que nós mesmos criamos e cultivamos.

Fico imaginando, e deve ser até mesmo engraçado, pessoas que se dispõe a trabalhar na evangelização das realidades temporais, como o Cursilho, onde as pessoas muitas vezes tem que fazer isso de forma rápida, concisa, direta, porque ninguém mais tem tempo. Hoje a dinâmica do mundo gira em torno de muito tempo para o trabalho e pouco tempo para o lazer, família, descanso e Igreja. 

Por isso evangelizar o mundo está cada vez mais difícil porque as pessoas em seu tempo livre se isolam em suas casas, nos seus apartamentos, perdeu-se a relação de vizinhança e hoje as pessoas cada vez menos recebem mais umas as outras em suas casas. Preferem se encontrar num lugar neutro para ninguém invadir o seu mundo particular. O contato pessoal está acabando, as pessoas conversam mais pela internet do que pessoalmente, daí a evangelização ganha um enorme desafio, daqui a pouco teremos que evangelizar o mundo pelo interfone.

Imagine você ter que somente dizer: - Jesus te Ama! Ou: - Cristo Vive! Isso quando se consegue falar pelo interfone, porque em alguns prédios nem interfone tem, ou você tem que aí apelar pro gogó e sair gritando pra pessoa ouvir!

É antagônico pensar num mundo tão grande, que Deus fez com tanto carinho e deu de graça para o homem, e hoje o homem não poder desfrutar de tudo isso e ter que se contentar com um pequeno pedaço de terreno onde vive e reza todo dia pra não ser invadido por um ladrão, maluco, psicopata, ou por uma chuva, por um vento forte que derruba tudo.

É difícil entender um mundo que se isola cada vez mais e vai criando pequenos “mundos” onde lá tudo é bonito e maravilhoso, mas... é solitário. Um mundo difícil de ser evangelizado, onde não tem como entrar, não tem porta, não tem ponte, não tem nem interfone!


Pensemos nisso!



Fernando Lopes

2 comentários:

  1. Amém por me aceitar no site, caminhos do céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você por visitar o blog e nos ajudar a divulgar essa obra de Deus!

      Excluir