terça-feira, 6 de março de 2012

A entrega de Jesus na entrega do homem

É bonito ver que a doação é um ato de puro amor e santidade. A pessoa que se doa imita a doação do próprio Cristo. Cristo não se entregou somente na cruz, mas sim em todos os momentos de sua vida, numa mão estendida, em um sorriso, quando pronunciou uma palavra libertadora, quando abraçou alguém. Jesus sempre deixou um pouco de si para o mundo. E fez isso para nos deixar mais próximos Dele.
      
Seria cruel imaginar que o Deus que se faz homem, se faz como um homem inatingível. Essa nunca foi a proposta de Deus. Deus que se faz homem, se faz em um Cristo igual a mim e a você. E mostra por meio da doação, da entrega, que eu também sou capaz de me entregar.

Se entregar é se dedicar para a obra de Deus, é rezar sempre mais do que já rezo, é aprender mais do que já sei, é buscar uma intimidade cada vez maior com o Divino. É entregar um folheto na porta da igreja como se isso fosse a coisa mais importante do mundo. É cantar no ministério de música como se fosse sua última missa. Mas isso precisa ser feito com os olhos para o céu, pois a verdadeira doação é aquela que não é fim, mas meio, meio que nos leva ao Pai.

Da mesma forma que nos reunimos com amigos em torno de uma mesa para comer com a intenção de nos reunir e se divertir. Da mesma forma que damos flores a alguém com a intenção de demonstrar o nosso amor. Devemos nos doar, pelo simples fato de querer imitar Jesus, porque isso me leva ao Pai  e faz com que eu e Ele sejamos um.

A grande beleza de viver como igreja é ver uma grande família, um grande grupo, uma comunidade inteira que se doa se tornando um em Deus e fazendo com que Deus se doe por meio de todos.

Ao me doar pro meu irmão é como se o próprio Deus se doasse por ele por meio de mim. É gratificante quando você termina um encontro de catequese e vendo sua turma ir embora, mesmo cansado, com dor nas pernas, a garganta seca, você sabe que eles levam um pouquinho de Jesus no coração, Jesus que foi doado por você. 

O catequista que entende que “dar catequese” é “se dar”, entende a experiência de Jesus. Ser catequista é conseguir que a cada encontro, a cada palavra, um pouco de você vai embora e um pouco de Jesus fica no coração daquele catequizando. 

Isso é doação, isso é entender Jesus, isso é ser cristão!


Pense nisso!




Fernando Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário