terça-feira, 9 de outubro de 2012

Homilia Diária

Maria escolheu a melhor parte
No evangelho de Lucas 10,38-42, que a liturgia proclama hoje, Jesus diz: “Maria escolheu a melhor parte”.
Trata-se de um ensinamento de Jesus para chamar a atenção dos cristãos para uma um outro jeito fundamental do ser cristão.
É o evangelho das duas irmãs, Marta e Maria, que acolheram Jesus em sua casa.
Maria, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, por sua vez, estava toda tomada pelas ocupações, preocupada com as necessidades dos hóspedes. Daí o seu protesto natural e o seu pedido a Jesus que lhe desse uma mão convencendo Maria a ajudá-la.
Jesus responde de modo forte, mas também compreensivo: “Marta, Marta, tu te preocupas com tantas coisas, mas Maria escolheu a melhor parte”.
Na verdade o trabalho de Marta não é desprezado ou condenado por Jesus. No entanto, ele quer mostrar que existe uma hierarquia de valores. Se de fato começarmos a ser dispersivos, como Marta, por causa de poucas coisas, mesmo que necessárias, dificilmente encontraremos o equilíbrio da vida.
Não é possível ter olhos cristãos se eles não estão imersos na luz de Deus: “na tua luz, veremos a luz”.
Não se pode ter um coração cristão se esse coração não aprendeu a vibrar pela palavra de Deus no silêncio da contemplação e da oração.
A palavra de Jesus é a primeira obra de misericórdia do Pai para todos os seus filhos. Por isso, os discípulos dizem: “não é justo que nos descuidemos da Palavra de Deus para servir as mesas”, e ainda: “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.
Como conclusão é bonito ouvir o que Santo Agostinho colocou na boca de Jesus para Marta: “tu estás navegando, mas Maria já está no porto!”.
Que nós, hoje, recebamos Jesus em nossa casa e ouçamos sua Palavra, para nos transformá-la em obras de misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário