quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Homilia Diária

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?
O evangelho de hoje, de Lucas 9,7-9, diz que Herodes ouviu falar daquilo que Jesus fazia e procurava saber quem ele era e queria vê-lo.
Esse desejo de Herodes serve para Lucas chamar a atenção dos leitores para que estes também se perguntem: “Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?”.
No plano de Deus, a nossa salvação consiste precisamente em ver Cristo e em reconhecer que é ele quem dá sentido à nossa esperança.
O desejo de ver Cristo foi depositado por Deus no coração de cada homem. Buscando a verdade, a paz e a justiça na vida e buscando o amor recíproco, a libertação dos males que caem sobre nós, nós buscamos a nossa salvação, inclusive quando ainda não sabemos que ela se chama Jesus Cristo.
O tetrarca Herodes que busca ver Jesus é homem de cada época que, movido por uma eterna inquietude, quer ver a própria salvação, mas deve ir além, porque Herodes, mesmo ouvindo, não acolhia o que Jesus dizia.
Evidentemente, nós não podemos deixar que essa atração para Cristo seja deixada ao Deus dará. Querer ver Jesus não é, portanto, possível ao adulto descuidado ou que se deixa esconder atrás dos seus inúmeros deveres.
Na verdade, o lugar onde todos são chamados a buscá-lo e a reconhecê-lo é justamente na cruz. É assim para o centurião e para o bom ladrão.
Agostinho diz: “Eu, Senhor, te busco porque tu me buscas”. E temos isso confirmado quando Jesus diz: “quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim”.
Não percamos a oportunidade. Deixemos de lado a curiosidade e busquemos Jesus em todos os lugares. Ele quer ter um encontro de amor com todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário