terça-feira, 25 de setembro de 2012

Homilia Diária

A síntese do evangelho é o amor

O evangelho de hoje é tirado de Lucas 8,19-21.
Este evangelho fala que A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão.
Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
Vejamos a mensagem deste evangelho. Todo o evangelho fala do amor. O amor é um dos maiores mistérios da vida do ser humano, se não o maior. É tão indispensável que uma vida sem amor não mais uma vida.
Com sua presença nas bodas de Caná, Jesus abençoou a união de um jovem casal. Sua compaixão pelos doentes sua simpatia pelos pobres ocupam todas as páginas dos evangelhos.
O seu amor pelos homens o levou ao sacrifício supremo da obediência ao Pai. Essa obediência tem suas raízes no amor. O amor de Jesus pela sua mãe se revelou na cruz, quando, antes de morrer, a confia a João, o discípulo amado.
No evangelho de hoje, Lucas apresenta uma atitude de Jesus que parece renegar a sua mãe. Mas será que é esta a verdadeira interpretação? Não. Trata-se de outra coisa.
Na realidade a afirmação: “minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” é a síntese do amor supremo que Jesus nos ensina.
Deus é amor. Aquele que professa este amor e o coloca em prática já faz parte da grande família de Jesus, do seu Reino na terra, Reino que veio para anunciar e para construir com o seu ensinamento e com o seu exemplo.
Jesus não renega a sua família, mas a engrandece e a expande. Daqui a importância do segundo elemento da afirmação: “e a colocam em prática”, na qual se refere àqueles que traduzem a Palavra de Deus em atos, que a vivem no dia a dia, construindo dia após dia o Reino de Deus, cuja lei fundamental é o amor.
O amor não pode, então, ser um mero slogan de uma ideologia, nem uma bela teoria sem aplicação na realidade. O amor é vida. Graças ao amor a vida começa, cresce, enriquece-se e se realiza.
Vivamos o amor de Jesus em família, para que possamos nos enriquecer com o amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário