terça-feira, 7 de agosto de 2012

Homilia Diária

Não tenhamos medo de dizer: Senhor, salva-me!
O evangelho de hoje é tirado de Mateus 14,26-36. Neste evangelho, nós somos levados ao Lago de Tiberíades, durante a noite. No meio do lago estão os discípulos, esperando por Jesus que, após a multiplicação dos pães, fica em terra para despedir a multidão.
No meio da noite, Jesus aparece caminhando sobre as águas. Pedro, para confirmar que também pode fazer a mesma coisa, pede a Jesus que o deixe ir até ele. No entanto, vacila na sua fé enquanto começa a andar sobre as águas. Jesus o toma pela mão e repreende a ele e aos discípulos por duvidarem quando mais precisam.
Fixemos os nossos olhares na pessoa de Pedro. A sua generosidade impetuosa não o livra dos perigos vinculados à fraqueza humana. O mesmo acontece conosco. Nós nos reconhecemos em Pedro, se tomarmos como base a nossa vida.
Pedro seguiu Jesus com entusiasmo, superou a prova da fé, entregando-se totalmente a ele. No entanto, chegou um momento em que também ele cedeu ao medo e caiu, inclusive traiu o Mestre.
Para nós fica a lição: a escola da fé não é uma marcha triunfal, mas um caminho salpicado de quedas e de amor, de provas e de fidelidades que precisam ser renovados todos os dias.
Pedro, que havia prometido fidelidade absoluta, experimentará muitos momentos de queda. Isto quer dizer que não basta o entusiasmo para seguir Jesus. É preciso comprometimento, esforço, entrega total.
Jesus nos ensina hoje que, como Pedro, nós precisamos sempre de uma mão amiga para nos tirar dos perigos, em especial quando somos engolidos pelo mar dos problemas, pelo mar das dificuldades.
É nesse momento que Jesus deixa de ser um fantasma para se tornar o amigo que nos toma pela mão, reaviva a nossa fé e nos traz o seu perdão. Assim como Pedro, não tenhamos hoje medo de dizer: “Senhor, salva-me!”.

Um comentário:

  1. Quantas vezes nos atrevemos a imitar Jesus? Nossa vontade é de acertar logo nos primeiros passos e realizar aquilo que queremos. Tentar fazer esta experiência é maravilhoso, mas nossa fé é hesitante, ou fraca, ou talvez nem tenha chegado a ser uma semente de mostarda. E acabamos por correr risco. Nossa tarefa hoje é seguir o Senhor, pois como Pedro nós estamos a segurar a mão daquele que nos salva. Então neste mês vocacional nosso caminho é a de proclamar mensagens de salvação, mostrar a nossa pequenez e reconhecer quem é o nosso único grande salvador. “AQUELE QUE CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS”

    ResponderExcluir