sábado, 4 de agosto de 2012

Homilia Diária

O verdadeiro cristão se torna mártir

O evangelho deste sábado tem por tema a morte de João Batista, como conta o evangelista Mateus 14,1-12.
Jeremias e todos os profetas de Israel foram sempre perseguidos por proclamar a incômoda mensagem de Deus, que exige uma verdadeira mudança de coração.
Mas eles sempre enfrentaram a perseguição com coragem destemida e valente, mesmo à custa da própria vida e do derramamento do próprio sangue, como João Batista, para dar testemunho da verdade de Deus e de  sua palavra.
João Batista é o exemplo clássico da defesa destemida e corajosa do profeta que, para defender sua fé e a verdade, termina sua vida como vítima fecunda, prefigurando a morte redentora de Cristo.
O verdadeiro cristão se torna, então, um “mártir”. Além disso, apenas o mártir é verdadeiramente cristão e testemunha de Cristo (em grego, mártir significa “testemunha”).
Toda a história da Igreja tem sido coroada e adornada com a vida de tantos filhos que, por amor a Jesus Cristo e à fé nele, tornaram-se mártires. Esta é a condição radical do cristão.
Todos nós devemos estar prontos, por amor a Cristo e à sua Igreja, para ser corajosas testemunhas do Evangelho, até mesmo a ponto de dar nossa vida por ele.
Somente assim poderemos ser chamados e ser verdadeiramente autênticos cristãos, isto é,  discípulos e seguidores de Cristo, crucificado pela verdade do Evangelho e para a nossa redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário