terça-feira, 21 de agosto de 2012

Homilia Diária

A recompensa do cristão é a vida eterna


O evangelho de hoje é tirado de Mateus 19, 23-30. Jesus fez ao jovem rico a grande proposta de sua perfeição moral, de sua maior elevação espiritual, da liberdade total para o reino dos céus. O jovem, no entanto, se afastou com tristeza porque possuía muitos bens. Ele preferiu a escravidão da matéria à liberdade do Reino dos céus.
Assim que o jovem se afasta, Jesus diz: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
São palavras fortes que não deixam qualquer margem para uma interpretação diferente do que diz o evangelho. Além disso, Jesus disse: “Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for simples, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas! Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro!” (Mt 6,19-24).
Quem serve a terra, da terra será escravo. Quem serve o céu, do céu receberá a liberdade.
Então, não existe salvação para quem serve aos bens deste mundo e deixa que o próprio coração fique escravo deles?
A salvação é sempre possível pela graça. Deus pode sempre mandar ao nosso coração uma graça tão grande, poderosa, forte, envolvente, que será capaz de libertar o espírito de toda concupiscência e avareza, de todo apego às coisas e tornar a pessoa livre para o Senhor e Deus.
Essa graça é dom gratuito, nunca mérito. Pelo dom dessa graça também o rico poderá se salvar, porque por ela pode se libertar da riqueza e se abrir à misericórdia, à piedade, à compaixão, à caridade, à total disponibilidade de todo o seu ser para entregar-se a Cristo e à missão de salvação.
Pedro quis saber qual seria a recompensa para ele e para os outros discípulos que deixaram tudo para seguir Jesus. Jesus promete: cem vezes mais nesta terra e o paraíso. A recompensa é verdadeiramente alta. Nada se perde. Recebe-se o cêntuplo. Entra-se no paraíso.
Não se trata, porém, de um cêntuplo material, mas espiritual. A alegria que teremos recebido das coisas da terra e da matéria é multiplicada ao infinito sem necessidade desses bens.
O Deus da paz e da alegria entra no nosso coração e traz para ele um raio da felicidade eterna, já nesta hora. Esta é a recompensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário