terça-feira, 8 de maio de 2012

Homens fracos na fé



Observando o dia-dia das pessoas, principalmente o meu, analiso a relação que desenvolvemos com o Senhor Jesus. E vejo que a cada dia Deus é maravilhoso, porque Deus nos responde por meio da Bíblia, que deve ser uma fonte de vida cristã como lemos no último post: Bíblia, manual de instruções.

O que Jesus nos ensina em seu Evangelho é primoroso e muitas vezes nos passa despercebido.  A vivência de fé que devemos ter é retratada no trecho de Mt 4,22-36, passagem em que Jesus anda sobre as águas. Essa passagem não nos mostra somente mais um ato glorioso e miraculoso de Jesus. Ela nos ensina a real forma de como devemos viver nosso cristianismo e nossa fé.


Nessa passagem Jesus manda seus discípulos entrarem no barco enquanto ele fica para orar. No meio das águas, o vento impetuoso lhes causam medo e insegurança e para aumentar ainda mais o espanto eles avistam um “ser” andando sobre as águas. Acham que é um fantasma, mas Jesus lhes diz: “Tende confiança, sou eu, não tenhais medo”. Então Pedro, sem crer pede uma prova, pede que ele também ande sobre as águas. Jesus diz: “Vem”. Pedro então anda sobre as águas em direção a Jesus, mas o vento continua forte, ele fica com medo e começa afundar. Ao afundar Pedro clama por socorro, Jesus prontamente lhe estende a mão, olha para ele e repreendendo-o diz: “Homem fraco na fé, porque duvidaste?”  Jesus retira Pedro das águas, leva de volta ao barco, os discípulos no barco ficam maravilhados, assustados e reconhecem Jesus como verdadeiramente filho de Deus.

Essa passagem é muito conhecida, quase todo mundo, católicos e não católicos conhecem esse trecho, mas o que pouca gente sabe é que há muito mais significância nessa passagem do que se pode imaginar:

Primeiramente, as águas representam o mundo e o barco representa a Igreja de Jesus. Ir para as águas no Evangelho remete a nossa vivência cristã no meio do mundo, mas vivendo protegido e seguro pelo barco-Igreja. Quando Jesus caminha sobre as águas ele mostra toda sua divindade na sua capacidade de estar sobre o mundo e nos mostra pela pessoa de Pedro que nós também podemos. Mas o que faz Pedro afundar? O medo? O vento? Nada disso. O que afunda Pedro é o seu olhar. Com o vento e o medo, Pedro perde o olhar em Jesus, enquanto caminhava focado em Jesus, Pedro fazia o impossível, mas quando perde os olhos de Jesus e começa a olhar para escuridão e para ás águas negras, ele se afunda e quase se afoga. Quase porque antes ele clama por socorro e prontamente Jesus segura em suas mãos.

Quantas vezes na vida a nossa fé vacila e nos afogamos nas águas do pecado? Quantas vezes não enxergamos mais Jesus em nossa vida e assim somos tomados pelo medo, pela tentação do vento que sopra contrário a nossa missão?

A primeira lição que precisamos tirar desse evangelho é: PRECISAMOS ENCARAR O MUNDO! E andar sobre ele, vencer o mundo, como Jesus fez, só assim viveremos a essência cristã. Só assim estaremos em missão, evangelizando, sem precisar viver afundado nele.

Segunda lição: NUNCA TIRE OS OLHOS DE JESUS! É o foco dele no meu dia-dia que alimenta minha fé. Esse foco está na oração, nos sacramentos, na imitação em Jesus. É conseguir enxergar Deus nas pessoas, na natureza, na minha consciência, nos conselhos amigos, enfim, estar sintonizado com Jesus.

Terceira lição: SE TIRAR OS OLHOS E COMEÇAR A AFUNDAR CLAME POR SOCORRO!  Muitas pessoas perdem o contato com Jesus, acham que vão dar conta sozinho, ou nem percebem que estão afundando, mas estão, e se afogam e quando se dão conta que é necessário pedir socorro, já é tarde.

Por fim, Jesus nos quer vivendo no mundo, mas com os olhos n´Ele. Assim estaremos salvos dos ventos contrários do pecado, das tentações do inimigo. Todos nós somos capazes de andar sobre as águas, mas como estou vivendo atualmente? Estou conseguindo andar sobre as águas, estou com a água no pescoço, estou afogado nela ou não tenho coragem de sair do barco para enfrenta-la?

Pense nisso

Fernando Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário