segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Homilia Diária

A verdadeira grandeza é acolher Jesus
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 9,46-50. Jesus quanto quer tornar mais incisivo o seu ensinamento, recorre frequentemente a sinais e parábolas, para levar seus ouvintes a refletir mais profundamente.
Na disputa entre os discípulos para saber quem deles seria o maior, Jesus responde com um gesto muito eficaz. Pega uma criança, coloca-a no meio deles e pronuncia o seu ensinamento: “quem acolhe uma criança em meu nome é a mim que acolhe; e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou. Porque o menor entre todos vós, este será o maior”.
O ser grande para Jesus está identificado com a simplicidade e a inocência de uma criança e com a capacidade de acolhê-lo.
O exemplo é de fato muito tocante, porque frequentemente nós ficamos fascinados pela nossa mania de querer ser grandes. Então, precisamos aprender que o “o menor” é de fato o maior aos olhos de Deus.
Devemos, então, concluir que, para ser grandes, é preciso ser capazes de amar e de servir os outros com uma doação total. É preciso dotar-nos da virtude da humildade, que nos torna simples como crianças.
Na última ceia, Jesus ofereceu um exemplo luminoso de grandeza aos discípulos: prostrou-se diante de todos para lavar-lhes os pés, como faz o escravo com o seu senhor. Depois, proferiu a sentença: “Se, portanto, eu, o Senhor e Mestre, lavei os vossos pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que assim como eu fiz, também vós o façais”.
Numa outra oportunidade, ele nos dará a medida mais sublime do amor que é dom da vida. A humildade do coração e a simplicidade das crianças nos libertam também dos ciúmes absurdos, como a do evangelho de ontem, que alimenta João diante do homem que expulsa demônios em nome de Jesus sem ser seu discípulo.
Jesus conclui: “Não o impeçais, porque quem não está contra nós é a nosso favor”. Provavelmente, o exorcista apenas tinha ouvido e levado a sério o que Jesus tinha afirmado: “Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome, o Pai do céu vo-lo concederá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário