quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Homilia Diária

A correção fraterna é obra de misericórdia
A correção fraterna de que fala o evangelho de hoje, de Mateus 18,15-20, é uma obra de misericórdia. Todos nós, se fizermos uma análise bem profunda, veremos que temos faltas. Porém, não precisamos nos entregar a elas, se houver alguém perto de nós que, através de um ato de amor, nos ajude a nos corrigir. É por isso que falamos em amor fraterno. A fraternidade consiste em nos ajudar, mas vendo dentro de nós mesmos as faltas que nem sempre queremos ver.
Obviamente, essa grande obra de misericórdia, ajudar uns aos outros para cada um possa realmente encontrar a própria integridade. Isso exige muita humildade e amor. A misericórdia só pode vir de um coração humilde que não se põe sobre o outro, que não se considera melhor do que o outro, mas humilde instrumento de Deus para nos ajudarmos reciprocamente.
Somente se sente essa profunda e verdadeira humildade se se sente que as palavras de Jesus foram feitas em vista do amor comum, do afeto fraterno mediante o qual queremos servir a Deus como irmãos. Podemos, dessa maneira, ajudar-nos uns aos outros com grande amor.
Porém, não basta corrigir. É preciso também consolar, compartilhar os sofrimentos do outros, ajudá-los nas dificuldades. Também isso parece ser um grande ato de verdadeiro afeto colegial. Nas tantas situações difíceis de hoje, podemos ficar quase que num beco sem saída.
Nesse momento, é preciso ser consolado, é preciso que alguém esteja próximo até da solidão interior do irmão para realizar a obra do Espírito Santo, o Consolador, ou seja, a obra de dar alento, de nos levantarmos juntos, de nos apoiar mutuamente, ajudados pelo próprio Espírito Santo.
Portanto, o evangelho de hoje é um grande convite a sermos generosos em nos ajudar uns aos outros, para que possamos não somente ser consolados, mas viver da graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário