terça-feira, 17 de abril de 2012

A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja



De 18 a 26 de abril de 2012 (portanto, à partir de amanhã), a Igreja no Brasil estará com todo o episcopado reunido na 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida do Norte.  Os pastores de nossas Arquidioceses, Dioceses, Eparquias e Prelazias estarão tratando de assuntos pastorais e de problemas emergentes da vida das comunidades da Igreja e da sociedade em geral.


O encontro deste ano terá como tema central “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, que é o subtítulo da Exortação Apostólica Verbum Domini[1], documento do Papa Bento XVI, pós Sínodo de 2008 (você encontra este documento em nossa seção de downloads). 

A assembleia terá por título "Ministros e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja hoje". O episcopado brasileiro, o maior do mundo[2], irá discutir e refletir sobre os problemas, as dificuldades e maneiras de melhor colocar em prática a missão fundamental da Igreja, que é evangelizar, no contexto real e diário de cada comunidade diocesana.

Segundo Dom Leonardo Ulrich Steiner (secretário geral da CNBB), os bispos tratarão também da preparação de Jornada Mundial da Juventude – 2013, pois esta é uma tarefa confiada pelo Papa à Igreja no Brasil e no último dia da Assembleia será dedicado um tempo à partilha sobre o caminho que conduzirá a esse encontro.  Também será abordado o documento sobre as Diretrizes do Diaconato Permanente, elaborado na assembleia do ano passado; e diversas Comissões Episcopais apresentarão os resultados de seus trabalhos pautados e inspirados nos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, além de temas morais, políticos e sociais.

Serão nove dias de encontro, onde, a exemplo dos encontros anteriores, os mais de 300 (trezentos) participantes levarão até lá, em seus corações, a vida concreta do seu povo. Estarão ali presentes, na meditação e reflexão de nossos bispos, as tristezas e as alegrias vividas pelo povo brasileiro, as agressões à integridade da vida, as interrogações de natureza moral em relação aos fenômenos da modernidade e tantos outros aspectos da nossa realidade cotidiana e comunitária.

O blog Caminhos do Céu conclama a todos a se unir a nós em oração para que esta 50ª Assembleia Geral da CNBB seja profícua e que iluminados pelo Espírito Santo, nossos bispos tenham a força necessária para conduzir a sublime missão do pastoreio em nossas comunidades.

Que Deus abençoe a todos nós!

Carlos Rissato


[1] A Exortação Apostólica possui; além da Introdução e Conclusão; três partes, com três capítulos na primeira parte; três, na segunda parte; e quatro, na terceira parte. A primeira parte, Verbum Dei, sublinha o papel fundamental de Deus Pai, fonte e origem da Palavra, assim como a dimensão trinitária da Exortação. A segunda parte, Verbum in Ecclesia, põe em relevo o fato de que, pela Providência divina, a Igreja é a Casa da Palavra de Deus que recebe o Verbo que se fez carne e que preparou a sua tenda no meio de nós (cf Jo 1, 14). A terceira parte, Verbum mundo, ressalta o dever que os cristãos têm de anunciar a Palavra de Deus no mundo em que vivem e trabalham.
O Documento é um apelo apaixonado dirigido pelo Papa aos pastores, aos membros da vida consagrada e aos leigos a terem uma familiaridade cada vez maior com a Sagrada Escritura, nunca esquecendo que no fundamento de toda a autêntica e viva espiritualidade cristã se encontra a Palavra de Deus anunciada, escutada, celebrada e meditada na Igreja. “Num mundo que, muitas vezes, sente Deus como supérfluo ou estranho, não há maior prioridade do que esta: reabrir ao homem de hoje o acesso a Deus, ao Deus que fala e comunica o seu amor” (Bento XVI).

[2] Segundo o Diretório de 2012, o Brasil conta com 10 Cardeais, 71 Arcebispos e 380 Bispos, totalizando 461 membros do episcopado brasileiro (301 em atividade plena, sendo os demais eméritos), Os Bispos brasileiros estão distribuídos em 44 Arquidioceses, 211 Dioceses, 3 Eparquias (Dioceses de Rito Oriental), 1 Ordinariato Oriental, 1 Ordinariato Militar e 1 Administração Apostólica Pessoal (Rito Romano antigo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário